Será que chatbot e automação de processos são o futuro da Era Digital? Os robôs estão por toda a parte, transformando negócios e criando uma nova cultura de interação entre usuários e marcas. Assistentes virtuais como a Siri (da Apple) e o assistente do Google são alguns exemplos mais populares nos smartphones. Empresas buscam ferramentas que tragam resultados rápidos, entrando então na automação de processos. Assim, ferramentas ágeis são necessárias na autonomia e organização de processos, o que inclusive, o chatbot pode trazer.
Aplicativos de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, abrigam milhares de chatbots, que são robôs que interagem por meio de conversas. Eles possibilitam realizar compras, obter mais informações sobre um produto ou serviço e até pedir uma pizza.
O QUE É CHATBOT?
Para quem não está familiarizado com o termo, chatbot é o resultado da junção das palavras chatter (a pessoa que conversa) e bot (abreviatura de robot, robô em inglês). De maneira sintética, podemos descrever chatbotcomo software de respostas automáticas. Ele pode ser programado para realizar tarefas predefinidas, criar conversas (chats), pronto para interagir com pessoas reais.
A tecnologia foi criada em 1994 e evoluiu para atingir a atual eficiência. Mas no mercado ainda existem muitos chatbots “burros”, tentando realizar interações, apoiados somente em condições lógicas (0 e 1 ou sim e não), e isso tem inibido a sua adoção. Esse quadro, no entanto, está mudando, instigado pela experiência de uso, velocidade e facilidade de interação dos novos chatbots.
Suas versões mais atuais utilizam inteligência artificial (IA), machine learning (aprendizado de máquina) e deep learning (aprendizado profundo). Assim, quanto mais esse robô interage, mais aprende e amplia o seu conhecimento para futuras interações. Evoluem e se tornam capazes de identificar gírias, sotaques, entre outras e novas informações.
CHATBOT NA TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS?
O uso de chatbot pode transformar completamente o negócio e a forma como a empresa interage com seus clientes, desenha suas estratégias de vendas e realiza suas negociações. O processo da sua implantação é rápido, utilizando sua própria base de conhecimento com interações diretas, via Application Programming Interface (API) – ou Interface de Programação de Aplicativos, na livre tradução.
Ele é muito utilizado também interagindo como Frequently Asked Questions(FAQ), ou Perguntas mais Frequentes, na livre tradução. Hoje, munido de inteligência artificial (IA), pode atuar como vendedor ou negociador mais experiente, oferecendo o produto certo, para a pessoa certa, no momento certo, em melhores condições.
Fonte: https://www.lecom.com.br/blog/chatbot-e-automacao-de-processos/